Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. Além da dedicação necessária para tocar o negócio, temos que lidar com inúmeras outras questões, muitas vezes difíceis de resolver e cheias de burocracia. Dentre todas essas dificuldades, uma se destaca: os impostos. Tentar entender a imensa diversidade da carga tributária brasileira causa dor de cabeça e assusta qualquer empresário.
Do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet 90% são de pequeno porte, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. As informações constam em pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.
Uma das áreas que mais preocupa qualquer empreendedor é a financeira. É com base nela que tudo acontece: não é possível dar um passo sequer sem ter dinheiro em caixa, saber o que está realmente disponível, o que é preciso pagar, e outras informações que só se pode ter com exatidão a partir de um caprichado planejamento financeiro.
Sempre que vou falar sobre a emissão de notas fiscais, gosto de começar lembrando que um simples erro ou esquecimento pode gerar uma enorme dor de cabeça para nós empreendedores, que podemos ser acusados, nas piores hipóteses, de crime de sonegação fiscal.
Nem todo mundo gosta de realizar cálculos. Na verdade, quase ninguém gosta não é mesmo? Contudo, quem tem seu próprio negócio, gostando ou não, é obrigado a realizar alguns cálculos já que todo negócio, em primeira análise, visa um detalhe chamado: lucro. Para apurarmos a lucratividade de um determinado produto, devemos saber como calcular o preço de venda. Você sabe como fazer? Não? Aprenda neste post.